O que é Pantogar ?

O que é Pantogar ?

 

Pantogar é um dos mais famosos complexos de nutrientes para o cabelo disponíveis atualmente.

Pantogar  faz bastante sucesso no Brasil e em vários outros países, e os benefícios são tentadores: ele promete combater a queda de cabelo difusa, estimular o crescimento de fios e unhas mais fortes e resistentes e até mesmo prevenir a aparição de cabelos brancos.

Veja as informações básicas sobre Pantogar no infográfico abaixo.

O que é Pantogar?

Pantogar é um complexo de substâncias (vitaminas, aminoácidos, queratina e leveduras) utilizado no tratamento da queda de cabelo difusa e de problemas estruturais nos cabelos e nas unhas. Ele é comercializado em vários países do mundo. No Brasil, é fabricado pelo laboratório Biolab e vendido nas farmácias em caixas de 30 e 90 cápsulas.
O que ele faz?
Na maioria dos quadros de queda de cabelo difusa, acontece um desequilíbrio na proporção de fios que estão nas fases de crescimento (anágena) e queda (telógena). A taxa normal de cabelos na fase telógena costuma ficar perto dos 10%, mas quando acontece esse desequilíbrio ela pode chegar a 30%.

Esse quadro é chamado de eflúvio telógeno e pode ter diversas causas (problemas hormonais, nutricionais, algumas doenças, reação a medicamentos, entre várias outras). Ele provoca um “raleamento” dos cabelos por todo o couro cabeludo, e pode surgir repentinamente ou ao longo de vários meses, dependendo da causa.
O que o Pantogar promete fazer é reestabelecer o equilíbrio entre as fases do cabelo, estimulando os fios que entraram prematuramente na fase telógena a voltarem para a fase anágena. Segundo o fabricante, o produto “reativa o funcionamento natural da raiz do cabelo, interrompendo a queda. A divisão celular é estimulada e o cabelo sai da fase de repouso e volta à fase ativa de crescimento”.

Outros benefícios seriam tornar os cabelos e unhas mais fortes e resistentes, corrigindo problemas e fragilidades de formação estrutural, promovendo o seu crescimento saudável e deixando-os mais protegidos contra danos externos (como traumas físicos e prejuízos provocados pela radiação solar ultravioleta). Além disso, Pantogar também é divulgado como auxiliar na prevenção da ocorrência de cabelos brancos.
Para quais casos ele é indicado?

O Pantogar é recomendado para:
Queda de cabelo difusa, de causa desconhecida (eflúvio telógeno);
Cabelos fracos, finos, quebradiços, sem brilho, maciez e cor;
Cabelos danificados pela radiação solar;
Prevenção do surgimento de cabelos brancos;
Unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis.
Pantogar não é indicado em casos de:
Alopecia androgenética (calvície clássica): a queda de cabelo nesses casos tem causa genética e hormonal, e Pantogar não é capaz de interrompê-la. O que ele pode fazer é fortalecer os fios que existem, o que não impede que eles venham a cair no futuro.
Alopecia cicatricial: algumas doenças, queimaduras e outros traumas físicos podem causar dano permanente aos folículos capilares, que o Pantogar é incapaz de reverter.

Como tomar Pantogar?
A dosagem recomendada na bula do Pantogar é:
Para adultos, 3 cápsulas por dia (ao acordar, no almoço e no jantar, por exemplo);
Para crianças maiores de 12 anos, 1 a 2 cápsulas ao dia.
As cápsulas devem ser engolidas inteiras (sem partir nem mastigar) com um pouco de líquido, durante as refeições (o fabricante recomenda evitar líquidos quentes, que podem interferir na ação dos ativos contidos no produto). O seu médico pode recomendar o uso com uma frequência diferente da indicada na bula.
Quanto tempo demora pra fazer efeito?
Muita gente diz observar diferenças já no primeiro mês, com o surgimento de pequenos fios no couro cabeludo (seriam os novos fios produzidos pelos folículos que antes estavam em fase de “dormência”). É difícil observar resultados significativos antes deste período porque o Pantogar age na raiz dos cabelos, então os efeitos só se tornam aparentes quando os fios crescem. A bula diz que o tratamento deve durar de 3 a 6 meses, podendo ser estendido ou repetido no futuro.
Homens também podem tomar Pantogar?
Sim! Muitas pessoas têm a impressão de que o Pantogar seria exclusivo para mulheres, o que não é verdade. O que acontece é que o tipo mais frequente de queda de cabelo masculino, a alopecia androgenética (calvície clássica), não se beneficia do tratamento com Pantogar. Mas em todos os demais casos, os medicamentos oferecem os mesmos benefícios tanto para homens quanto para mulheres.

Pantogar faz o cabelo crescer mais rápido?
Não necessariamente. A promessa do produto é ajudar nos casos de queda de cabelo difusa, fazendo com que os folículos retornem para a fase anágena (de crescimento). Isso significa que quem ficou com os cabelos mais “ralos” por causa da queda de cabelo deve recuperar a densidade dos fios ao longo do tratamento, mas não que os cabelos vão crescer mais rápido.
Ele pode causar efeitos colaterais?
De modo geral o Pantogar costuma ser muito bem tolerado. Existem relatos de reações como sudorese excessiva, pulso acelerado, coceira na pele e desconfortos gastrointestinais (enjoo, gases e dores abdominais), mas são casos raros. De qualquer forma, qualquer reação que surja a partir do início do tratamento deve ser comunicada ao seu médico.
Pantogar engorda?
A fórmula do Pantogar em si não tem calorias em quantidade significativa para promover qualquer alteração de peso (cada cápsula tem 0,5 kcal – quase a metade das calorias de uma folha de alface!). Ou seja: não, o Pantogar não engorda.
Vale a pena?
Depende do seu caso e da sua expectativa em relação aos resultados. É importante lembrar que a queda de cabelo pode ter várias causas, portanto o ideal é investigar bem o seu quadro antes de escolher qualquer tratamento. Se você estiver perdendo cabelo por causa de uma anemia ou algum problema hormonal, por exemplo, dificilmente o Pantogar vai ajudar a reverter a situação.
Além disso, tanto no caso do Pantogar como no de qualquer outro tipo de suplemento parecido (como o também famoso Imecap Hair), é fundamental ter expectativas realistas em relação aos resultados possíveis.