Dúvidas Frequentes

 

  • Os métodos FUE manual e FUE Robótico deixam Cicatriz?

 Ambos os métodos não deixam cicatriz linear, pois utiliza-se um instrumental que faz a retirada de uma unidade folicular por vez e intercalando com outras unidades que não serão coletadas, evitando assim uma cicatriz contínua.

  • O que é técnica FUE Robótico?

A técnica Robotic FUE, é a mais avançada, pois utiliza o Robô Artas para escanear o couro cabeludo e colher os fios. Tamanha precisão faz com que as melhores mudas de fios sejam selecionadas e colhidas sem deixar cicatriz. O tempo que o paciente fica no centro cirúrgico também reduz em cerca de 10% em comparação aos outros transplantes.

Na técnica FUE os fios são transplantados praticamente um a um, e colocados em pequenos furos feitos com um micro punch (instrumento cirúrgico). Os pelos transplantados caem nas semanas seguintes à cirurgia e depois voltam a crescer.
Nos homens com ausência de barba, a operação pode demorar até oito horas; já para fazer reconstruções menores (como o bigode), o tempo cai para quatro horas.

  • O que é método FUT?

O método FUT consiste na remoção de uma faixa do couro cabeludo (cerca de um centímetro de largura por até 25 cm de comprimento) da lateral ou da parte de trás da cabeça e de onde serão retiradas as unidades foliculares a serem implantadas no rosto. Tudo acontece na mesma operação, que leva em torno de seis horas. A cicatrização demora até 45 dias, e esta técnica deixa cicatriz aparente.

Depois do procedimento, os pacientes costumam apresentar inchaços leves. Esta situação é normal, e os homens já podem voltar ao trabalho no dia seguinte. Já a barba só deve ser feita 15 dias após a cirurgia.
Três meses depois os fios implantados caem naturalmente, e crescem aos poucos. Os resultados do implante de barba começam a ser percebidos 6 meses após o procedimento e o normal é que dure para a vida inteira.

  • Qual o tipo de anestesia utilizada nas técnicas FUE manual e robótica?

É utilizada anestesia local, não é necessário que o paciente seja sedado ou receba anestesia geral, consequentemente, não será necessária a internação. O procedimento é ambulatorial e o paciente pode ficar acordado interagindo com a equipe ou vendo televisão e escutando música.

  • Como é o pós-operatório da técnica FUE?

O pós-operatório é tranquilo e muito pouco doloroso. Já que se trata de um procedimento pouco invasivo, o paciente pode voltar as suas atividades normais no dia seguinte a cirurgia se assim preferir.

  • Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo de cirurgia pode variar de acordo com cada caso, porém, estima-se que o tempo total da cirurgia varia de 6 a 8 horas.

  • Preciso raspar minha cabeça toda?

Não é necessário que se raspe toda a cabeça, porém, a área em que serão coletadas as unidades foliculares, a qual chamamos de área doadora, deverá ser raspada para que o robô consiga coletar com facilidade os folículos. Sugerimos aos pacientes que façam previamente um corte no estilo militar.

  • É necessário estar em jejum no dia da cirurgia?

Não, pelo contrário. É importante que o paciente se alimente antes do procedimento. Existem também, intervalos para que o paciente possa fazer um lanche, durante a cirurgia.

  •  Quando posso voltar a fazer exercícios físicos?

Dependendo do tipo de exercício praticado pelo paciente, em torno de 7 dias, a rotina volta ao normal.