Exames

  1. TRICOSCOPIA

A tricoscopia é um método diagnóstico que auxilia na detecção de doenças dos fios e do couro cabeludo. Através de uma lente de aumento com várias luzes de LED, é possível avaliar com detalhes lesões eritematodescamativas, perda de fios por unidade folicular, afinamento dos fios, variação no diâmetro das hastes, fragilidade dos fios e várias outras alterações que podem ser encontradas nas alopecias. Além disso, a tricoscopia permite a fotografia seriada do couro cabeludo para acompanhamento e observação dos resultados terapêuticos.

 

  1. TRICOGRAMA – AVALIAÇÃO DA HASTE

Todos os nossos fios possuem uma fase de crescimento, repouso e queda de maneira independente, crescendo diariamente de maneira dessincronizada.

Após a coleta de uma pequena mecha de cabelos, o tricograma permite analisar o percentual de fios em cada fase do ciclo folicular, além de demonstrar alterações da haste devido a danos químicos, físicos e térmicos do dia-a-dia, como o uso do secador, chapinha e produtos químicos alisantes.

 

  1. ANÁLISE DOS FIOS DE CABELOS PERDIDOS ESPONTANEAMENTE

O paciente coleta os fios que se desprenderam espontaneamente no seu cotidiano, como após pentear ou lavar os cabelos. A análise desses fios permite quantificar se a queda de cabelos diária encontra-se normal, além de verificar em que fase folicular encontra-se a maioria dos fios perdidos.

 

  1. BIÓPSIA DO COURO CABELUDO

A biópsia do couro cabeludo é um procedimento que às vezes se faz necessário, quando necessitamos de uma complementação diagnóstica. A biópsia é realizada no próprio consultório, após anestesia local e geralmente o paciente não necessita de repouso, podendo retornar a sua rotina no mesmo dia.