FUE Robótica

FUE Robótica

O transplante capilar robótico é realizado através da técnica FUE ( Follicular Unit Extraction), que consiste na retirada de unidades foliculares uma de cada vez, através de uma agulha e um punch, evitando assim, o corte na área doadora ( região posterior da cabeça) e consequentemente uma cicatriz linear. As unidades foliculares podem ter em sua estrutura, 1, 2 , 3, 4 ou mais fios de cabelo. Essa coleta é realizada intercalando a extração dos folículos, ou seja, retiramos uma unidade folicular e “pulamos” algumas que estão em volta desta, com o objetivo de manter a densidade capilar na área. Assim, o aspecto do cabelo na área doadora continua natural sem a impressão de estar “ralo”.

Na técnica robótica, o robô Artas, realiza a primeira etapa da cirurgia, que é chamada de etapa de extração. O paciente é posicionado em uma cadeira específica, onde o braço robótico coleta as unidades foliculares através de uma agulha e um punch. Todo esse movimento é controlado pelo médico que estará com um controle remoto e uma técnica assistente que estará em um computador. Em conjunto, eles controlam a retirada das unidades foliculares pelo robô.

O transplante pelo método robótico, veio para diminuir o tempo de cirurgias grandes e da etapa de extração, já que em alguns casos, o robô é capaz de coletar mais de 1000 unidades foliculares em uma hora, mantendo a precisão e qualidade dos folículos.

Após a etapa de extração, iniciamos a etapa de implantação dos folículos, que após serem, contados e separados cuidadosamente no microscópio pelas técnicas de cabelo, são implantados manualmente um a um pelo médico.

Como é feita a anestesia?

Trata-se de uma cirurgia ambulatorial, portanto, não se faz necessária a sedação do paciente, é realizada uma uma anestesia local na área onde será trabalhada. O paciente pode ficar acordado, interagindo com a equipe , escutando música,  lendo algo de interessante em seu celular ou simplesmente dormir natuaralmente. Após o procedimento não há internação, o paciente é liberado para sua casa , com todas as orientações pós-operatórias a serem seguidas, prescritas pelo médico.